quarta-feira, 21 de maio de 2014

UN EXPOSIÇON TEMOKRÁTIKO

Folheando amarfalhados exemplares de A Manha do Barão de Itararé encontramos esta 
crônica de seu correspondente em Buchenwald, de 1945, logo depois do término da IIª
Guerra Mundial. Transcrevêmo-la sem retoques por considerá-la oportuníssima entre nós:
      Querrido tirretor de A Manha, Baron de Itararé.
      Aí fai ao crônica que o zenhorr me pediu sobre komo deve ser un exposiçon acrícola
em Porto Alegre, temokrático e popular. Consultei o maior outorridade alemong Herr Von
Joseph Hermético sobre como deve ser un exposiçon acrícola temokrático.
     Herr Von Hermético tinha o mais alta consideraçon no tempo te nosso Fuhrer e por e
por esta razon foi tespedido to coferno, acussado injustamente te non gostar te temocracia.
      Uma inchustiça!... Ele tisse:
       "Meu amigo, é prreciso acesso parra os tecnologias foltadas à acriculturra to familia,
kon enchatinha e arrado te poi. É mais sautáfel pro saúde. O poi fai puxando o arrado e atupando  
 o lavora. Coisa que o máquina non faz.
       A xende non prrecisa de atubos tos amerricanos e tos multinacionais. Mai Kampf é 
kontra os crandes plantaçons. Mai Kampf é a favor tos bequenos, tos micros. O coferno
demokrrático und popular passa belo sektor primárrio, quanto mais primárrio melhorr.
O senhor teve tisser a seus conterâneos que un exposiçon teve em primeirro lugar combater
o tiscriminaçon racial e o fome tos acricultores.
      Os ingleses, franceses, holanteses infentaron um porçon de raças de poi, ticendo que o
Devon, o Holandês, o Charrolês é melhorr que os outros. Tudo mentirra. O poi alemong
é o melhor te..  tudo. Tevemos evitar essa guera te raças.
      Mai Kampf tampém tefende o populaçon te comer alimentos te graça e que non repres-
sentem riscos pro saúde. Eu penso que o fertadeiro acricultor non precisa sujar seus mons
no tera e no teto ta faca. Isto é primitivo.
      O coferno pode entregar um litro te leite pra cada acricultor, leite pasteurisado. Assim
ele pode dormir mais tarde e ir pro Ceasa tepois ta sesta pra buscar seu cesto básico.
      Mai Kampf é tampém contra este pasteurisaçon, porque ele mata os microbacilos.
Isto é um crime contra o natureza. Eu chá estudo uma técnica pra teixar todos microbacilos
vivoste acordo com a natureza. Nós non precisamos desses ciências estrangeiros. Meu pro-
grama é dos micro, dos pequenos, dos mignons; eu só komo filé mignon pra garantir meu
coerência. Por esta razón non se deve matar os pequenos aves como as moscas, os mosqui-
tos e os cafanhotos.
      O volk, que os zenhores chamam te povo, teve comer com muito cuitado.
      Temos que fazer un atmosferra te falorizar o poi sem raça, o poi popular. Exbulsar to
exposiçon todos os raças estranxeiros. E as pessoas tevem confraternizar com os bichinhos
passeando e confersando com eles antes to churasco. O poi tambem é xende.
      Cada um pode pegar um poi em qualquer fazenda e trazer pro exposiçon. Non precisa
pagar nada. É tudo temokrático.
      Os amerricanos e os franceses infentaron un tal de ingenharria genético.
       Isto é un grande perrigo. Mai Kampf é queimar tudo essas coisas contra o naturreza.
       O acricultor den de plantar como faciam nossos camponesses no Idade Média,
crãozinho por crãozinho e erram felizes. Eu recomendo pro coferno de teu estado que aprofeite
aquel exposiçon para sentar e deitar 10 mil famílias to sen tera nos pafilhões to exposiçon.
Terminado o exposiçon, non, non... Querro disser: o Exposiçon nunca termina. Cada dia tepois
tas danças e tescanço, eles podem fazer un crande churasco te amizadee confraternizaçon
comendo os pois to exposiçon demokrático, com muito bier(-chops) fornecido pelo coferno.
Isto fai dar muito foto demokrático.
      Assim en volta to fogo, todo mundo fai debater o realitade to kampo enquanto chupa o
chimaron e come o churasco.
       Isto fai ser un crande atraçon turístico. Os visitantes poderrão conhecer un campamento
te acricultores que non precisam plantar nem cuidar de facas, comem e pebem de graça eviven
felices no Exposiçon Temokrático Popular."
        To correspondente de A Manha en Buchenwald, Herr Klaus Tod.
Autor: Luiz Carlos Cunha autor de Dialética Urbana, publicado no extinto jornal Gazeta Mercantil -
Rio Grande do Sul, 03.06.1999.    

quinta-feira, 10 de abril de 2014

"A RELIGIÃO MAÇÔNICA"

Estou postando este artigo, em vista de um programa veiculado neste instante através do Facebook, que por falta de conhecimento aprofundado dos apresentadores, porque é um pingue-pongue me parece dirigido tão somente aos membros das igrejas Assembléias de Deus. Talvez por medo de perderem mais adeptos lançam névoas e obscuridade sobre uma das mais antigas escolas de mistério do mundo, tão contundentes provas são os emblemas desde o antigo Egito, onde os construtores usaram os maiores segredos zelosamente guardados pelos construtores de catedrais, onde foram organizadas as sociedades secretas, notadamente os maçons e os rosacruzes. Aliás os Illuminatti são um grupo selecionado por méritos próprios na escalada do profundo conhecimento cujas raízes estão fincadas solidamente dentro da Ordem Rosacruz-AMORC, cujos laços fraternais com os maçons é muito saliente. A maçonaria reconhece isto em homenagem aos rosacruzes, iniciando nos mistérios crísticos seus membros (gr.18 Cavaleiro Rosacruz) aliás um dos mais belos graus. A representação crística da última ceia de Cristo com seus discípulos...linda demais e de uma profundidade sem igual.
O Livro dos Salmos, ver. 133, recitado seguidamente pelos maçons: Oh quão bom e quão suave
é que os irmãos vivam em união!
É como o óleo precioso sobre a cabeça
que desce sobre a barba, a barba de Aarão,
e que desce à orla dos seus vestidos.
Como o orvalho do Hermon,
que desce sobre os montes de Sião;
porque ali o Senhor ordena
a benção e a vida para sempre.

Nunca usamos a palavra ou o termo "diabo".

Nos anos 20 foi publicado um livro apócrifo (sem assinatura do seu autor) intitulado PROTOCOLO DOS SÁBIOS DE SIÃO, ESPALHANDO POR TODA EUROPA, pagas suas edições por inimigos da ordem, inimigos dos judeus, comunistas disfarçados que não queriam liberdade de pensamento. Não é sonho meu tenho cópia...depois foi proibido, retirado pela incitação ao crime, ao racismo, ao ódio...inclusive aqui no Brasil...há poucos anos...

A religião como disseram os dois, tudo entre duas pessoas, é uma sabedoria vivente, um misticismo prático, uma escola de moral, de civismo, velada por alegorias e por rica simbologia. Qualquer um poderá deter estes segredos, mas terá de ser iniciado, grau a grau entre catorze iniciações até atingir o ápice da pirâmide. Lastimavelmente o apresentador leu partes de um livro de um grau 32...faltou o segredo, faltou a  "grand finale" da ópera, faltou tudo, este é guardado zelosamente e são será escrito e nem está a disposição em livrarias. E, defesas escritas por mulheres também deixam lacunas...

A maçonaria não é uma igreja confessional, é um culto em que podem comungar homens de todas as classes sociais, de todas as religiões, onde a busca é o aperfeiçoamento, pois ela junta ou convida os bons para melhorá-los ainda mais...fornecendo-lhe as ferramentas ricamente simbólicas dos instrumentos dos pedreiros livres, martelo, alavanca, colher de pedreiro, maço, cinzel, etc.

Assim como as demais religiões, o Budismo, a Maçonaria requer que tenhamos nossos corações cheios de fé e de amor; que nos libertemos dos desejos impuros e sentimentos brutais, que sejamos livres,  que nossa alma não seja prisioneira de maus desejos, de ignorância, de inveja, de dúvidas, de heresias, que pratiquemos a caridade tão bem aplicada por Buda. A maçonaria sabe fazer isso.

A maçonaria como o cristianismo não pode repentinamente transformar os males físicos, nem trocar a triste posição dos oprimidos. Mas tem o poder de abrir os olhos, iluminando as almas interessadas dando-lhes o conhecimento, inspirando-lhes o amor ao próximo e predicando como Jesus, a fundação da sociedade sobre a mutualidade dos serviços, não só entre os irmãos maçons mas entre todos os seres...

A maçonaria jamais deitou críticas a qualquer seita ou religião como entidade, as opiniões são de caráter particular e não expressam ordens superiores e não buscam prevenir sobre este ou aquele assunto. Todos são livres e com bons costumes para discernirem o que é certo e o errado!

A cada manhã quando nos levantamos vimos o novo dia como algo lindo, promissor, cheio de vida e de tarefas. A primeira virtude do homem é o humanitarismo. A maior, mais antiga e séria escola de democracia. Prega que os homens só são democratas quando se unem por laços sinceros de fraternidade em uma associação que de nada se descuide, nem se deprecie, nem se exclua. O triunfo da democracia é quando cada um reconhece a dignidade de todo ser humano e obre, invariavelmente pelo sentimento de igualdade, sem se deter em significações meramente pessoais. Combate analfabetismo, ditaduras, tiranias,

São mais de seis mil Lojas no Brasil; são milhares de membros, espalhados por todos os cantos deste vasto mar territorial, onde tem um maçom o outro sabe...

Temos mecânicos, agricultores, engenheiros, médicos de todas as áreas, políticos, juizes, promotores, enfim todas as profissões, como taxista, gerentes de hotéis, militares de todas as patentes e divisas, nas três forças.

Funciona documentalmente e cada cidadão pode obter seu estatuto, que por Lei Constitucional, deve ser registrado no Cartório de Títulos e Documentos. Naqueles documentos pode-se ver claramente o que é e para que serve!

anatolio pereverzieff
membro de várias lojas e de várias entidades culturais maçônicas e representante de outros países.
Não olvido porque faço palestras em escolas particulares e públicas. Estou disponível para eventos semelhantes.

quinta-feira, 27 de março de 2014

António Damásio - Criatividade: a representação das memórias

como hacer un torno para madera5-5

SÊNECA - Sobre a Brevidade da Vida


Porque reclamamos da natureza?

"Ela se mostrou benevolente: a vida, se souberes viver, é longa. Mas a insaciável ganância domina um; outro desperdiça sua energia em trabalhos supérfluos; outro encharca-se de vinho, outro fica entorpecido pela inércia; um está sempre preocupado com a opinião alheia, outro por um desejo irreprimido de comerciar, é levado a explorar terras e mares na esperança de obter lucro.
O desejo de guerrear tortura alguns, que não se mostram apreensivos em relação aos perigos alheios ou ansiosos aos seus próprios; há aqueles que se sujeitam a ingrata adulação dos superiores.

Também há os que se ocupam invejando o destino alheio e desprezando o seu próprio. A grande maioria , sem nenhum objetivo, lança-se a novos propósitos levianamente, encontrando apenas desgosto. Alguns, sem terem dado rumo a suas vidas, são flagrados pelo destino esgotados e sonolentos, de tal maneira que não duvido ser verdade o que disse, como se fosse um oráculo, o maior dos poetas: Virgílio: "Pequena é a parte da vida que vivemos". Pois todo o restante não é vida, mas somente tempo.

Os vícios sufocam os homens e andam a sua volta, não lhes permitindo levantar nem erguer os olhos para distinguir a verdade. Permanecem imersos, presos às paixões, não favorecendo um voltar-se para si próprio.

Mesmo encontrando alguma paz, eles continuam sendo levados por suas ambições, não achando tranquilidade, tal como o fundo do mar que depois da tempestade ainda continua agitado. Imaginas que falo daqueles cujos vicios estão explícitos?
Observa os que a sorte abençoou: eles se sentem sufocados pelos seus bens. As riquezas são pesadas para muitos! A preocupação com a eloquência e a necessidade de mostrar talento tirou o sangue de muitos! Outros enfraqueceram devido a uma vida de libertinagens! Muitos possuem um grande número de clientes, mas nenhuma liberdade! Por fim observa a todos, desde os mais simples aos mais poderosos. Este advoga, aquele assiste, um é acusado, outro defende, aquele outro julga; ninguém pede nada para si, uns aos outros se consomem. Indaga sobre aqueles cujos nomes são conhecidos de todos e verás por que o são: este cuida daquele, que cuida de outro; ninguém cuida de si mesmo. Além disso, é extremamente irracional a indignação de alguns, pois se queixa do desprezo de seus superiores, mas eles próprios não os procuram, embora desejassem.
Quem ousará reclamar da soberba de outro, quando ele mesmo não dispõe de um momento para si? Aquele, apesar do aspecto insolente, te olhou com respeito sem saber quem eras, ouviu tuas palavras e te recebeu junto a si. Tu não levaste em consideração nem a ti mesmo. Assim não há motivo para que cobre teus favores a quem quer que seja, já que, quando o fizeste, foi por querer estar com o outro e não contigo mesmo". Sêneca...

"Não encontramos nenhum que queira dividir sua riqueza mas a sua vida é distribuída entre muitos"...

Andrei - Escola São Francisco de Assis

presente inusitado

Há alguns anos fui convocado para fazer um curso de altos estudos financeiros, o que é dinheiro, o que existe por trás desse tipo de negócio...