terça-feira, 2 de setembro de 2025

presente inusitado

Há alguns anos fui convocado para fazer um curso de altos estudos financeiros, o que é dinheiro, o que existe por trás desse tipo de negócios?
Fomos lá, num lugar longe de intervenções profanas, Águas de Lindóia... fizemos novas amizades que tão logo estavamos chamando de novos irmãos. Duas semanas  intensivas de tirar o fôlego, manhã,tarde e noite sem folgas, só sábado a tarde e domingo.
Tomei um táxi e fui conhecer a cidade proxima,seis kms...uma surpresa atrás da outra. Para não voltar de mãos abanando prestigiei as delicadas artesãs  ...roupas de lã...bonitas...
Um empresário de Monte Sião me manda uma caixa  enorme com copos canecas de chopp e mais umas novidades. Devido ao peso e da falta de cuidados não poderia trazer de tão longe.. chegaria só pedaços.
Me restou doar para um cidadão que logo o chamei de irmão para que redistribuisse a quem lhe aprouvesse...como pode Isso? 
Que bondade gerada por ter  somente trocado breves palavras...vi então que os mineiros são gente despojada de vaidades...e o meu ❤️ bateu forte até para lembrar desse magistral episódio... lá também dizem livros e pesquisas que esteve radicado por uns tempos o dr. Joseph Mengele que atemorizado por seus feitos tentava ocultar-se dos caçadores...
Viver com a memória ainda saliente não há dinheiro que pague...contar histórias somente para quem as lê , outros paciência para escutar...
Lá nos idos de oitenta foi-se um longo tempo. 17 dias de peripécias!

tombamento do patrimônio histórico

Há não muitos anos operei numa empresa de grande porte no segmento financeiro e isto me fez assumir um grande compromisso pessoal de continuar a luta para a manutenção da família, filhos na escola e esposa cuidando tudo!
Numa dessas idas a Santo Ângelo cidade em que fiz bons negócios para o banco pois era facilitado o contato e com rapidez do telex tudo ia com  vento na popa.
Conheci o presidente da Acisa, senhor Clóvis Apolo Mitri, um fidalgo, tornamo-nos amigos, me abriu caminho onde num almoço
Dos associados fui apresentado.
Sr Clóvis trabalhou muito para trazer a ministra da Educação e Cultura, levou-a conhecer os sítios arqueológicos das Missões, onde ainda restavam os rescaldos dos fornos de São João Batista!
Conheci nesta ocasião outro não menos fidalgo Hans Jurgen Petersen, especialista do IPHAN na reunião de dossiês sobre a história existencial dos escombros vetustos missioneiros...tornei-me amigo de ambos como se fossemos um grupo de além-amigos.
A ministra prometeu tudo a seu alcance para o mais rápido trâmite de documentos! Não levou muito tempo vieram as boas notícias do patrimônio histórico mundial... UNESCO.
Interessante que além das queridas pessoas o círculo foi aumentando e por consequência os relacionamentos empresariais com o banco foram sendo solidificados com o respaldo imediato do Dr. Assis Anhaia de Souza alegretense que galgou altos postos no mundo dos negócios...
Assim me recordo...de Santo Ângelo, de outras cidades da minha área. Foi um sucesso para todos.
A vida continua, a história não deve ser negligenciada.
Até mais!

terça-feira, 18 de março de 2025

Seres antropoides voltaram

 Nos atrasamos três anos e p ouco mais com esta praga chamada covid 19, uma pena que tenhamos de pagar com a vida em inúmeros casos. Sofre-se, atemorizamo-nos por medo; contaminar e ser contaminado! Uma gama enorme de problemas estão afetando o mundo todo, um mundo faminto também, somos 7.5 bilhões de pessoas, que precisam saúde melhor, curar de doenças através do governo, por outro lado tristemente assistimos um pouco da guerra entre Rússia e Ucrânia, quem pode nos dizer porque esta luta fratricida? Petróleo, trigo, minérios, gás? Centenas de mortos, mercenários a soldo também estão sendo trucidados pela matraca bélica. Esperamos ver logo o fim dessa lamentável contenda.

As cidades brasileiras vivem dramas humanos a todo momento, com o abrandamento das leis e das solturas sem punição, liberdade quase total os crimes de todos os gêneros aumentam assustadoramente, mortes violentas por acidentes de trânsito, assaltos com morte... triste episódio hodierno.

Teremos eleições para governador, senador, deputado, presidente numa das mais acirradas disputas...há que se pensar nas consequências futuras, queremos voltar a um passado medíocre ou evoluir um pouco mais? Milhares de coisas a serem consertadas...

No campo dos noticiários temos o que tem de pior no mundo, baixa senão péssima qualidade profissional dos nossos jornalistas, decepciona ouvir e ver muitos semiletrados que sequer sabem o que querem transmitir. (A gringa russa se delicia com as bobageiras televisivas).

Quem viver verá!

Observemos, é necessário! 

O Pintor do Folgosinho, oLusitano, o lambretista

 Onde andas? essa pergunta a gente deve fazer aos amigos, notadamente os de mais longe.

 Portugal e logo alí atrás das aguas do atlântico, lugar vetusto, dali é que sairam os grandes

que nos ensinaram interpretar Camões, Fernando Pessoa e muitos outros mestres do vernáculo!

A internet encurtou distâncias mas afastou aquelas conversas do botequim da esquina com contadores

de piadas de português nem sempre benvindas, soam caçoada muitas delas.

Enfim a manifestação singela para buscar novos personagens que gostam de ler está cada vez mais

dificil, ninguem quer o  sacrificio mental, é preferivel a omissão, muitos dizem que vivem bem

sem livros, sem leituras, que preferem as fofocas de boteco que nada acrescem!

quem viver verá´!

domingo, 23 de fevereiro de 2025

pensamentos a toa

Nunca escreva um carta para criticar alguém e a poste com envelope de luxo;
Não escreva uma poesia que poucos vão ler e não a divulgue com estardalhaço...
Não fale e não peças nada ao seu deus sem antes fazer um exame de consciência.
Ler para que o cérebro também cresça com assimilação de novas idéias!
Prestar atenção no mundo louco que vivemos e não imitemos os vaidosos e nem loucos.
Se fazer de surdo as vezes é benéfico .
Não brigar nunca, com ninguém, pois as consequências sempre trarão prejuízo moral para ambos!
Escrever um livro para vender como escritor é correr enorme risco de prejuízo.
Viver com os pés no chão e cabeça alta sem humilhar o semelhante.
Ao dar algo não se gabe da ação, o que a mão esquerda  faz a direita não precisa saber.
Não compre problemas dos outros para não se preocupar dia e noite. Cada um que resolva os seus.



sou...eu mesmo!

Leio, estudo, esmiuaço todos
Lados da vida
Concluo que a solidão
Sugerida pela idade
É benéfica, pois os acréscimos
Não  contribuem nada para nossa pretensa felicidade!
Somos humanos, somos seres viventes numa turba louca que
Nos circunda...
Paciência, tolerância pois obrigados pela educação somos todo ouvidos.
Vivamos o tempo restante sendo úteis, solícitos sem ser capachos e bigorrilhos de excusos interesses...






Andrei - Escola São Francisco de Assis

presente inusitado

Há alguns anos fui convocado para fazer um curso de altos estudos financeiros, o que é dinheiro, o que existe por trás desse tipo de negócio...